CITOLOGIA CLÍNICA
A IMPORTÂNCIA DO EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) PARA MULHER
O exame preventivo (Papanicolau) é sem dúvida um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. Desde de sua criação em 1940 pelo Dr. George Papanicolau, este exame reduziu as mortes por câncer de colo de útero em 70%. Trata-se de um exame relativamente simples e indolor, e é sem dúvida, um dos exames mais importantes para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero. O exame Papanicolau não serve apenas para diagnosticar o câncer de útero, mas principalmente para prevenir que mulher possa vir a tê-lo. Focado nessa importância, o preventivo é considerado um exame de saúde pública e que deve ser realizado por todas as mulheres sexualmente ativas pelo menos uma vez ao ano. Este exame pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (SUS), pois, sua importância não é apenas para diagnóstico do câncer, mas principalmente para determinar o risco de a paciente desenvolvê-lo, pois, quando descoberto no início, ele é cem por cento curável.
Prof. Aleksandro Rodrigues
BIÓLOGO
Enquete
VOTE NO PRÓXIMO TEMA DE SAÚDE E MEDICINA!
ERITROBLASTOSE FETAL (34)
ASCARIDÍASE (24)
HPV (24)
Total de votos: 82
Doenças e sintomas
- Entenda o que é hipotireoidismo e hipertireoidismo
- Cálculo renal.
- Doenças autoimunes.
- Açúcar causa dependência.
COMO AS DOENÇAS SE ESPALHAM NO MUNDO
(Entenda-como-as-doencas-se-espalham-pelo-mundo)
CURIOSIDADES SOBRE O CÉREBRO MASCULINO E O FEMININO
Homens têm o foco de sua linguagem no lobo frontal do cérebro. O que quer dizer que se utilizarm da linguagem de uma forma mais fria e direta do que as mulheres. Elas usam o lobo parietal e por isso têm uma relação mais emocional com todas as formas e linguagem, percebedo sutilezas e nuances que passam batidas para os homens. As mulheres possuem no cérebro uma região responsável pelo instinto maternal, que basicamente implica proteção e cuidados para com os filhos, já os homens não possuem. O comportamento de nssos ancestrais pode ter determinado o desenvolvimento desse instinto. Estudos monstram que, quando os primeiros hominídeos (nossos ancestrais) desceram das árvores, ficou sendo tarefa do homem ir à caça para alimentar a família, e, da mulher, cuidar da suas crias. Cientista encontraram em mamífero superiores femininos, como as macacas, uma região no cérebro que responde pelo instinto maternal...O sistema límbico superior do cérebro das mulheres é mais ativado que os dos homens. Esse sistema é encarregado das expressões emocionais e simbólicas. Já nos homens, o mais ativado é o inferior, responsável pelas expressões emocionais em forma de atitudes. Ou seja, diante de uma agressão, homens e mulheres têm reações diferentes. As mulheres choram e tentam contemporizar, enquanto homens partem para briga. Ou seja, não somos pior ou melhor que o outro, somos apenas diferentes!
SAÚDE E MEDICINA
HERPES SIMPLES
A principal manifestação do herpes simples, uma infecção causada por vírus, é a presença de pequenas vesículas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas que em geral surgem nos lábios e nos genitais (imagem 1) . Nos lábios, elas se localizam preferencialmente na área de transição entre a mucosa e a pele e de um lado só da boca, embora na primeira infecção possam ocorrer quadros mais extensos (imagem 2) .
A irrupção das lesões cutâneas é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento, mas em torno de uma semana o problema desaparece.
Entretanto, a primeira infecção pelo herpes vírus costuma ser mais grave e o restabelecimento completo, mais demorado. As lesões podem espalhar-se pelos dois lados da face ou dentro da boca com aspecto semelhante ao das aftas. Na fase final da evolução da doença, é comum o aparecimento de crostas (imagem 3).
O herpes simples não deve ser confundido com o herpes zóster, provocado por um vírus a mesma família do herpes simples, mas com quadro clínico bastante diferente. As vesículas acometem um lado só de determinada região do corpo — nas imagens 4a e 4b apenas a face esquerda –, mas as lesões são muito mais extensas e estão associadas à dor intensa e persistente. Nesse caso, o tratamento precisa ser mais agressivo, porque a doença é mais grave.
(FONTE:https://drauziovarella.com.br/letras/h/herpes-simples-2/)